quinta-feira, 14 de abril de 2011

SEIS SIGMA – Gestão Estratégica



SEIS SIGMA – Gestão Estratégica
À primeira vista o conceito de Seis Sigma ou Six Sigma pode parecer um tanto complicado mas, em essência, é  relativamente simples compreender. Vamos desmistificá-lo partindo da história de como ele surgiu e quais são os objetivos dessa ferramenta de gestão estratégica, capaz de melhorar os processos de qualquer empresa.
A Motorola atualmente, uma das marcas mais respeitadas do mundo teve, em 1986, sérios desafios operacionais. Naquela ocasião, lutava para competir com outras empresas estrangeiras que atuavam no mesmo setor. Para isto, o presidente estabeleceu uma meta ambiciosa de melhorar a qualidade dos produtos e atingir a satisfação do cliente em cinco anos. Em síntese o plano focava  o aumento da competitividade global, gerenciamento participativo e, o mais importante, melhoria severa da qualidade dos produtos oferecidos.
(…) aumentar a lucratividade da empresa a partir da redução dos defeitos e desperdícios que comprometem a qualidade dos produtos e serviços.
Bill Smith, funcionário da empresa, apresentou à alta direção, um relatório que relacionava o número de defeitos nos produtos produzidos versus a quantidade de retrabalho necessária para deixá-los com a qualidade desejada.  O relatório deflagrou uma crise interna que gerou o chamado “Six Sigma Quality Program”, cujo objetivo era eliminar a variação de qualquer processo produtivo dentro da Motorola.
Em outras palavras, o objetivo do Seis Sigma é aumentar a lucratividade da empresa a partir da redução da variabilidade nos processos, defeitos e desperdícios que comprometem a qualidade dos produtos e serviços. O Seis Sigma atua na identificação e prevenção de “defeitos” e utiliza a informação e a análise estatística, para medir e melhorar o desempenho operacional da empresa.
Hoje, mais de duas décadas depois, milhares de empresas utilizam o Six Sigma para otimizar os processos e aumentar a lucratividade de suas operações. A General Electric foi uma das primeiras a adotar o Seis Sigma, reportando benefícios de mais de 300 milhões de dólares no seu primeiro ano de aplicação. Outras grandes organizações que se beneficiaram da adoção do Seis Sigma são Ford, Caterpillar, Microsoft, Siemens, dentre outras.
Desenvolvido através de uma metodologia específica (DMAIC), o Six Sigma tem como principal finalidade atingir um elevado nível de desempenho,confiabilidade e valor para o cliente.
D: Define (Define o problema a ser tratado)
M: Measure (Mensura o problema através do levantamento de dados)
A: Analyse (Analisa os impactos  e propõe a solução para o problema)
I: Improve (Implementa a solução proposta)
C: Control (Monitora os resultados das ações implementadas)



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